mais presença joseguedes

Canadá Para Brasileiros: Imigrante

Emigração de brasileiros para o Canadá. Sites em Português no Canadá. [...]

Canadá-e1494762116136 Canadá Para Brasileiros: Imigrante

Imigrante

Já faz algum tempo  que a paisagem canadense recebe um toque brasileiro. Chama a atenção essa movimentação de imigração, para o Canadá, de um elevado número de brasileiros. Lá  já se formou  uma grande comunidade de brasileiros. O sotaque brasileiro  já se tornou conhecido.  Esses brasileiros saíram   daqui em busca de uma vida melhor, mesmo antes dessa atual crise econômica.

Canadá-e1494762116136 Canadá Para Brasileiros: Imigrante

Muitos deles se dedicam a publicar matérias em Português.  Essas publicações são em grande parte orientações para quem deseja emigrar. Estão contentes lá, mas fica transparente que sentem muita saudade da terra que deixaram para trás.

A grande maioria é de pessoas com formação universitária, aliás esse é um dos pré-requisitos para a aceitação de determinado tipo de profissionais. Esses jovens brasileiros, que emigraram,  já não encontravam  boas oportunidades de trabalho no nosso País. Pelo número elevado de pessoas, parece que ocorre uma nova onda de emigração do Brasil parecida com aquela ocorrida durante o regime militar .

Esse número expressivo de brasileiros que deixaram o País, segundo o blog Canadá para Brasileiros,  somente para o Canadá, alcança a cifra  de 10.000. Assisti muitos vídeos desses brasileiros contando suas experiências por lá. Pude observar que quase todos deles estão satisfeitos e já estão integrados na nova cultura.

Mas sempre paira aquele ar de “Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá/ As aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá”.  Outros mencionam ter vivenciado a experiência de Roberto Leal, o cantor de fados portugueses no Brasil.

Roberto Leal disse,  em uma entrevista na TV, que quando esta no Brasil, é considerado o cantor Português, mas quando está em Portugal é carinhosamente  chamado de “o brasileirinho”. Essa é realidade do imigrante, que é sempre um estrangeiro,  e mesmo ao retornar o seu País, vai ser tratado , nesse caso, como brasileiro-canadense.

Experiência do imigrante brasileiro no Canadá

Impressiona também a quantidade de sites e blogs registrando suas experiências com a emigração para o Canadá e transmitidas em vídeos em Português.

As cidades que mais recebem brasileiros são Montreal, Vancouver, Quebec e Toronto.

Relaciono abaixo alguns desses sites que,  por si sós, já evidenciam, não somente o nível intelectual desses brasileiros, mas também o grande número de pessoas que optaram por viver no País mais ao norte do grande continente formado pelas Américas.

Destaco em especial o blog Canadá Diário, apresentado em vídeos por Dimitri e Fabiana, pela grande audiência de que desfruta e também por ser aquele que começou registrar suas experiências com a emigração mesmo antes de sair do Brasil.

Canadá-e1494762116136 Canadá Para Brasileiros: Imigrante

Esse casal de jovens ao sair  daqui  partiu sozinho. Atualmente, ao regressarem em férias ao Brasil,  vêm acompanhados de dois filhos já em idade escolar.  Pelos meus cálculos já se passaram 8 anos e o Canadá Diário faz registro, quase diário mesmo, da experiência deles  lá, vale a pena conferir,

Sites e Blogs em Português do imigrante brasileiro no Canadá

Canadá diário

Acorda Brasil,

Vlog Canada

Wanna be Canadian

Gringo Malko

FAQ Movember

Canadá para brasileiros

Canada na real

BRK e Edu

Mandy e mais no Canada

Kity no Canadá

Well e Greg

ThefunnyBrazilian Mau Scatolini

Canada em Português

Canada de leste a oeste

Fala maluca

Esta nova onda de emigração do Brasil, faz lembrar a onda anterior, nos anos 1970, que levou mais de um milhão de brasileiros  a deixarem o País com destino aos Estados Unidos. As cidades de Boston, Nova Iorque e Miami foram as que mais receberam brasileiros.

Veja isso também:

Canadá-e1494762116136 Canadá Para Brasileiros: Imigrante

Sobre o autor | Website

Professor de Português, Inglês e Matemática. Resolvi através deste blog compartilhar o que tenho aprendido sobre negócios digitais e marketing. Espero que gostem do conteúdo!

Mais de 21.500 Alunos estão empreendendo na internet com este Vídeo GRATUITO e criando negócios online do zero!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!